O Projeto e-ducar é voltado para jovens de 16 a 19 anos e busca educar e preparar os alunos para o mercado de trabalho por meio de aulas técnicas, atividades culturais e visitas às concessionárias.
Iniciativa entre marcas parceiras
Educação é uma das mais importantes frentes de atuação da Audi do Brasil quando se trata do pilar Social, das iniciativas ESG da companhia. Um dos principais projetos é o e-ducar Audi, um curso com foco em capacitação automotiva para jovens que estudam na rede pública de ensino.
O projeto teve início em 2017 em parceria com a Fundação Projeto Pescar e, após cinco edições (2017 a 2021), retornou em 2024 em parceria também com a Porsche Brasil, além do suporte financeiro do grupo Eurobike, BEXP e Stuttgart Veículos.
Conteúdos e aprendizados
Na edição de 2024 tivemos também o apoio da Universidade São Judas que cedeu salas em sua unidade Santo Amaro, em São Paulo, para receber os participantes e proporcionar a vivência em um ambiente universitário com as aulas teóricas.
O programa do curso inclui disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, passando por conteúdos técnicos como Mecânica, Comunicação Empresarial, Marketing, Contabilidade, Gestão de projetos, Empreendedorismo, Atendimento ao Cliente, e inclusive abordando questões contemporâneas e sociais pertinentes neste momento de trabalho remoto e híbrido, como Gestão de Tempo e Aprendizagem Autônoma.
O conteúdo é ministrado pela educadora social da Fundação Projeto Pescar e por funcionários voluntários da Audi e da Porsche. Temos 22 voluntários extremamente entusiasmados e felizes em poder compartilhar o seu conhecimento com os jovens.
A turma de quinze jovens selecionados tem atividades diárias ao longo da semana, no período da tarde. As aulas tiveram início no mês de março e terão duração até o dia 19 de dezembro de 2024 que será a data de encerramento e a formatura.
O curso tem a duração de 960 horas, com iniciação profissional em Mecânica Veicular. Além das aulas técnicas que são realizadas no Centro Técnico da Audi em São Paulo (Rua África do Sul, 349 - Santo Amaro), o cronograma conta com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.
Os colaboradores da Audi relatam que o projeto causa uma sensação incrível de realização.
Lecionar para os jovens promove a oportunidade de mais aprendizado, pois ao preparar as aulas eles abrem a mente para aprender e estudar coisas novas, além de adquirir novas habilidades como lecionar, por exemplo.
“O mais recompensador é a sensação de dever cumprido, um sentimento de plenitude, comprometimento e entrega ao próximo” diz Fernanda Mercaldi, Coordenadora do Projeto Mulheres Audi.
E não são apenas os voluntários da Audi que estão extremamente entusiasmados. Os nossos concessionários tem muito orgulho do nosso projeto e recebem os nossos jovens com extrema alegria para visitas nas Concessionárias.
Durante as visitas, os jovens visitam todos os ambientes da Concessionária, show room, peças, acessórios, oficina, semi-novos, garantia, etc. É a oportunidade de vivenciarem na prática tudo o que aprendem nas aulas técnicas no Centro técnico da Audi e nas aulas teóricas na Universidade São Judas, unidade Santo Amaro.