A Audi do Brasil reinaugurou em junho de 2022 a sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, reforçando a sua parceria de longo prazo com o país. Fruto de um investimento de R$ 100 milhões, a planta teve modernizada a sua linha de montagem, que ganhou novos maquinários, ferramentais, equipamentos de controle de qualidade, sistemas de tecnologia da informação e infraestrutura logística.
A planta é responsável pela produção local dos novos Q3 e Q3 Sportback, ambos equipados com motorização 2.0 litros de 231 cavalos de potência. Os veículos são produzidos em regime de Semi Knock Down (SKD), uma alternativa de produção global extremamente eficiente e tecnológica.
Nesta retomada das atividades, a produção nacional é marcada por dois fatos inéditos: a montagem da icônica tração quattro e da transmissão tiptronic de oito velocidades a um veículo com motor transversal no país. Com isso, a montadora terá a sua linha de SUVs 100% equipada com tração quattro.
A fábrica da Audi em São José dos Pinhais desempenha um papel estratégico para a fabricante na América do Sul. "A Audi tem uma relação sólida e duradoura com o Brasil e sempre acreditamos no potencial de recuperação e crescimento do país. Por isso, retomamos a produção local com dois dos nossos principais produtos globais", afirma Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil.
A produção local da Audi teve início em 1999 com o hatch Audi A3, produzido até 2006. Em 2012, o governo brasileiro instituiu o Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, e com ele a Audi do Brasil decidiu produzir no país novamente. Assim forma investidos cerca de R$ 500 milhões à época, na unidade paranaense.
A produção teve início em 2015, com o A3 Sedan, e seguiu em 2016, com o Q3. A fabricação do SUV seguiu até 2019, com o fim do ciclo de vida da geração anterior, enquanto o A3 Sedan foi fabricado até meados 2020, também com o fim do ciclo de vida da geração. Após um hiato de pouco mais de um ano, a Audi retomou as operações em 2022 da fábrica do Paraná com dois modelos, Q3 e Q3 Sportback.