Rethinking for electric mobility and range
In terms of developing aerodynamics, how does an electric car differ from a vehicle with a combustion engine?
Our job becomes more challenging. Because good aerodynamics and low air resistance are even more important for electric cars. Essentially, you have significantly less energy available overall than you do with vehicles powered by a combustion engine. So we need to optimize efficiency in every area. And one area in particular is air resistance in constant driving conditions at constant speed, such as on freeways. We need to offer our customers an electric SUV with a good range.
Os engenheiros aerodinâmicos agora têm mais influência no desenvolvimento de carros elétricos?
Sim, acho que sim, com certeza. E isso porque a aerodinâmica desempenha um papel crucial na determinação do alcance de um carro elétrico. Afinal, a energia usada para vencer a resistência do ar não pode ser recuperada – ao contrário da aceleração do veículo.
Na cidade, um carro elétrico pesado também é eficiente porque pode recuperar grande parte da energia, que usa para acelerar, ao chegar ao próximo semáforo vermelho. A situação é, no entanto, totalmente diferente em viagens longas onde o protótipo Audi e-tron está perfeitamente em casa: aqui, a partir de velocidades de cerca de 70 km/h (43,5 mph), a resistência ao rolamento e a inércia ficam em segundo lugar para o arrasto aerodinâmico, independentemente do o tipo de carro.
A energia necessária para superar esse arrasto é perdida. É por isso que medidas aerodinâmicas inteligentes são tão importantes para o protótipo Audi e-tron para garantir alta eficiência e, portanto, um alcance adequado para rotas de longo curso.
Quais áreas de um veículo elétrico oferecem mais liberdade de design e desenvolvimento em comparação com um veículo convencional?
Graças à sua grande bateria, os veículos elétricos têm um piso inferior fechado e muito liso. Este é o sonho de todo engenheiro aerodinâmico e uma grande vantagem para nós em desenvolvimento. Poderíamos ter deixado assim. Mas nós não. Pelo contrário: fizemos todo o possível para tornar a forma do corpo o mais simplificada possível. E também incorporamos um novo recurso. O protótipo Audi e-tron é o primeiro modelo de produção da Audi com um fluxo de ar fechado que é guiado por toda a frente e de volta pelo piso. Nenhum modelo com motor a combustão tem isso ainda.