O novo Audi Q5 combina a robustez de um SUV de um Audi com uma alta usabilidade no dia a dia. A sua nova linguagem de design esportivo cativa à primeira vista, assim como o seu dinamismo em todas as viagens, graças à tração integral quattro.
Os faróis de LED, nos quais diodos emissores de luz funcionam como fonte de luz, proporcionam uma forma mais precisa de iluminação que as lâmpadas de xenônio ou halogêneo. Eles também garantem melhor homogeneidade do farol e, consequentemente, design e iluminação distintos, garantindo um visual impressionante ao veículo. A marca com as quatro argolas interligadas introduziu o farol de LED pela primeira vez em um Audi R8 em 2008.
Além disso, os faróis de LED têm maior nível de eficiência que faróis com lâmpadas convencionais, tais como aqueles que usam xenônio ou halogêneo, e maior alcance no farol alto. Se os faróis de LED iluminam a escuridão, os olhos do motorista demoram mais tempo para ficar cansados. Por isso, a 5.500 kelvins, a temperatura da cor da luz LED é semelhante à da luz do dia
O próximo passo evolucionário leva à forma dos faróis Matrix LED digitais, tais como aqueles disponíveis de forma opcional no Audi e-tron Sportback. Eles podem produzir uma ampla gama de cenários de iluminação em diversas situações, inclusive a iluminação da via, criando um tapete de luz de até 50 metros que se ajusta de forma dinâmica quando o carro troca de faixa. A luz de orientação integrada mostra a marcação da posição do veículo e onde ele está localizado na via. Essas duas funções dos faróis Matrix LED digitais vão além das funções do farol Matrix LED, que já contam com farol baixo, luz para a cidade, estrada e luz de curva (cornering light); e o ajuste do feixe de luz com máxima precisão para que outros usuários da via não fiquem ofuscados pela luz do farol.
A tecnologia DMD (Dispositivo Microespelhado Digital, do inglês digital micromirror device) no farol Matrix LED é fascinante: cerca de um milhão de micro espelhos montados em um pequeno chip são movidos em uma média de até 5.000 vezes por segundo, usando impulsos eletrostáticos para gerar vários cenários luminosos por meio dos três LEDs.
O caminho para o futuro, no entanto, está sendo iluminado pela tecnologia OLED da Audi. Ela foi usada pela primeira vez em 2016 nas luzes traseiras do Audi TT RS3. A tecnologia OLED da Audi leva a precisão e homogeneidade da luz traseira para um novo nível de desenvolvimento. Isso se deve ao fato de, diferentemente dos LEDs, que são pontos de fontes de luz, os OLEDs (diodo orgânico emissor de luz) são fontes de luz de superfície. Já que o OLED gera a luz diretamente em sua própria superfície, não há necessidade de guias de luz ou refletores para distribuir a luz diretamente, o que melhora a eficiência e o peso. A luz do OLED alcança um alto grau de contraste e pode ser suavemente reduzida e dividida nos menores segmentos, que oferecem a possibilidade, por sua vez, de serem ajustados em diferentes níveis de brilho. Isso cria possibilidades nunca antes imaginadas para um design de luz personalizável, com alta precisão e incrível variabilidade.
No novo Audi Q5, os clientes têm a opção de desfrutar da última geração da tecnologia OLED. O Audi Q5 é o primeiro carro do mundo a apresentar luzes traseira com a tecnologia OLED, que permite aos clientes escolher entre três configurações de luz traseira. Além disso, as sequências de luz dinâmica das funções “coming home” e “leaving home” podem ser programadas para cada assinatura pessoal. Outro destaque é o sistema de detecção5 de proximidade. Se um usuário da via se aproximar de um Audi Q5 parado dentro de uma distância de dois metros, todos os segmentos OLED são ativados como forma de alerta. Quando o Audi Q5 começa a se mover, eles voltam automaticamente à luz de configuração original.
“As luzes traseiras do Audi Q5 viram uma forma de display na face externa, o que pode nos dar muitas opções e possibilidades diferentes no futuro no que diz respeito ao design, personalização e comunicação. ”
Dr. Werner Thomas, Gerente de Projetos, Tecnologia OLED Audi
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A funcionalidade de luz deve ser ainda mais estendida na Audi no futuro próximo.
Faróis que projetam símbolos na via para alertar outros usuários de perigos – como risco de derrapagem ou um acidente – fazem parte dessa visão futura da mobilidade. Praticamente, não há limites quando se trata de design de luz – regulamentações legais determinam o que é possível nesse aspecto por enquanto
1 Informação da DAT
2 Alguns dos equipamentos apresentados ou descritos são equipamento especiais, que estão disponíveis a um custo adicional. As informações sobre equipamentos padrão e especiais neste link referem-se ao mercado alemão. Você pode encontrar informações sobre os equipamentos padrão e especiais em seu país, consultando o site da Audi local ou visitando sua concessionária Audi.
3 Por favor, lembre-se de que os sistemas apenas operam dentro de seus limites e são desenvolvidos para auxiliar o motorista. O motorista continua responsável por dirigir com os devidos cuidado e atenção