AI ME > Progress > Audi Brasil

Moldando o futuro

Uma operação sustentável é um dos maiores desafios do nosso tempo. Toda contribuição é válida rumo a essa mudança.

Audi AI:ME visão lateral

A maneira pela qual nós nos locomovemos está sofrendo uma transformação. Como fator determinante da aparência, o design tem um grande papel nesse processo. Ele faz a conexão entre estética e funcionalidade. Sistemas de acionamento alternativos e tecnologias inovadoras estão mudando os requerimentos nessa área. Há um maior foco no interior, que tem o potencial de dar ao usuário mais espaço. A mobilidade elétrica, dentre outras coisas, está liberando o espaço necessário para criar tais conceitos. Isso se dá porque a arquitetura dos sistemas de acionamento elétrico permite mais volume interior do que em veículos de sistemas de acionamento convencional.

Um futuro de carbono neutro para todas as instalações da Audi

Os carros conceituais podem ser usados para ilustrar o que isso significa para o layout do interior em termos concretos. Eles já oferecem uma visão da mobilidade do futuro. O Audi AI:ME¹ é um desses embaixadores visionários. Ele apresenta não somente uma visão de design mas também mostra a influência da inteligência artificial e do aprendizado de máquina na mobilidade do futuro.

O Audi AI:ME¹ foi desenvolvido para atender as necessidades da cidade. Ele é configurado como uma terceira casa – que pode tomar um papel importante ao lado do lar e do trabalho. Durante o processo do design, o interior foi priorizado como o cerne do conceito do carro. Da mesma forma, o estilo da carroceria desempenha um papel secundário. Há menos enfoque na conexão clássica entre o motorista e o veículo (direção, instrumentos de medição, pedais) e maior ênfase no tempo gasto em um carro conceitual que é guiado de forma automatizada. A ideia por trás disso é dar às pessoas a oportunidade de se isolarem da agitação na cidade do futuro.

O “AI” no nome do veículo visionário representa uma séria de sistemas elétricos desenvolvidos pela Audi que tornam a vida mais ágil para o motorista e oferecem novas formas de passar o tempo no carro. Para isso, estratégias e tecnologias do campo da inteligência artificial (AI) e do aprendizado de máquina estão sendo usadas. Eles fazem com que a direção altamente automatizada seja possível assim como a interação entre os passageiros e o veículo. Isso também pode ser possível em modelos de produção no futuro, mas, em seu atual nível de complexidade, o Audi AI só pode ser experimentado em veículos conceituais no momento.

Direção altamente automatizada

O Audi AI:ME¹ foi desenvolvido para uso urbano e uma direção altamente automatizada de nível 4. Esse é o segundo maior nível em uma escala de padronização internacional para aumentar a automação veicular (SAE J3016). Embora os sistemas do nível 4 não precisem mais de nenhuma assistência por parte do motorista, sua função é limitada a áreas específicas - como em rodovias ou áreas urbanas especialmente designadas para isso. Em tais lugares, o motorista pode entregar a tarefa da direção completamente ao sistema. O motorista só vai retomar o controle do carro quando deixar a área designada para a direção altamente automatizada (de nível 4). Por esse motivo, o Audi AI:ME¹ ainda possui a direção e os pedais. No entanto, deve-se ter um pouco de paciência até que essa tecnologia chegue às estradas em modelos de produção – embora continuemos trabalhando meticulosamente para antecipar essa tecnologia.

Audi AI:ME direção

Algumas pessoas veem um conceito. Nós vemos um potencial

Apesar de ter as proporções de um carro urbano o Audi AI:ME¹ é um lugar moderno de refúgio que oferece muito espaço. Os bancos apresentam o mesmo conforto de uma poltrona e são ajustados automaticamente à posição favorita registrada quando o carro conceitual é aberto. Os bancos dianteiros podem ser girados e mesas podem ser posicionadas no centro, permitindo que os passageiros relaxem e interajam entre si.

Além do modo clássico de direção, o Audi AI:ME¹ também oferece uma opção altamente automatizada se for necessário. Já que ninguém precisa mais de fato dirigir o veículo, o motorista pode desfrutar de um novo tipo de liberdade e passa a ser um passageiro junto com os outros no carro. Essa pessoa agora também pode participar de conversas sem distrações. No entanto, o potencial dessa recém-descoberta liberdade não fica limitado a conversas, porque ele também oferece a oportunidade de responder e-mails, ler revistar, ou assistir um filme, por exemplo.

Um alto nível de conforto é assegurado pelo layout flexível do interior. Os elementos de controle clássicos são retraídos com uma coreografia elegante e são praticamente escondidos por um porta-luvas com revestimento de nogueira, liberando espaço – e criando novas possibilidades.

Instalação da Audi em San José Chiapa, México

O interior cria um sentimento exclusivo de conforto

O Audi AI:ME¹ também oferece uma visão da funcionalidade e facilidade de uso do futuro: um painel digital se estende por quase todo o interior do carro conceito. Ele não é visível à primeira vista. Os monitores, que possuem um sistema de rastreamento de movimento dos olhos, só aparecem com o toque ou se ativados por comando de voz. O passageiro consegue não somente ajustar o assento, temperatura ou ajustes de iluminação, mas também controlar o sistema de som, conectar à internet ou obter recomendações de lugares para comer ou dicas de bem-estar. O sistema de áudio acompanha uma compensação de barulho que pode inibir totalmente o nível de barulho exterior por meio do controle de barulho ativo. Isso permite que os passageiros desfrutem de um silêncio absoluto ou escutem música com a qualidade de uma sala de concertos no Audi AI:ME¹.

Tecidos de alta qualidade (alguns feitos de produtos reciclados), madeira, e os touchpads nos frisos da porta, feitos com material composto mineral Corian, que é altamente agradável ao toque, também criam uma atmosfera com um toque superior. E até as plantas reais encontram no Audi AI:ME¹ um lar. Elas se espalham pelo teto de vidro e devem trazer um toque de natureza à cidade do futuro – e melhorar a qualidade do ar dentro do veículo. Um sistema de melhoria de ar – como o presente no Audi AI:ME¹ – é usado para filtrar o ar poluído da cidade e pode aumentar esse efeito.


Inteligente e futurista – o Audi AI:ME¹ é mais que somente um oásis de calma de última geração. Ele não só oferece novas perspectivas com também uma visão através do teto de vidro, mas também apresenta uma perspectiva fascinante do futuro da mobilidade.

Instalação da Audi em San José Chiapa, México
Desubra uma nova tecnologia da Audi: OLED digital

Desubra uma nova tecnologia da Audi: OLED digital

Junto com o design interior, a tecnologia de iluminação é um campo importante de inovação para a Audi. Saiba mais sobre a tecnologia OLED digital.

Saiba mais
1 O veículo aqui descrito é um carro conceitual e não está disponível como um modelo de produção.
2 O quadro legal para veículos que podem se conduzidos em um nível altamente automatizado no futuro ainda não foi definido. Dentre outras coisas, isso diz respeito aos futuros direitos e obrigações do motorista.
3 Os modelos de produção com equipamentos padrão ou opcionais atualmente cobrem o nível 2 (direção parcialmente automatizada). Em algumas situações, o veículo pode acelerar, frear ou manter o direcionamento do carro nesse modo. O sistema de estacionamento automático também entra nessa categoria. No entanto, o motorista deve permanecer consciente do que está acontecendo ao seu redor o tempo todo e estar sempre pronto para interferir. O motorista continua responsável pela direção do veículo. O sistema oferece assistência dentro de seu limite.