A182333_large.jpg

Excelência em design e ótima performance: o novo Audi RS 5 Sportback

Modelo está disponível pela primeira vez na versão Sportback

Motor 2.9 V6 TFSI rende 444 cv e 600 Nm de torque

Michael-Julius Renz, chefe da Audi Sport GmbH: “O novo RS 5 Sportback é um verdadeiro carro internacional – esperamos que ele conquiste todos os mercados”

Ingolstadt, 28 de março de 2018 – A Audi Sport introduz um novo modelo de alta performance no mercado: o RS 5 Sportback faz sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Nova York (de 28 de março a 9 de abril) na versão que será oferecida nos mercados de EUA e Canadá. O carro combina design esperto e um alto nível de usabilidade diária, além de desempenho superior.

“O RS 5 Sportback é mais que apenas uma novidade na feira – oferece algo novo aos nossos clientes. Nossa interpretação inovadora de um cupê de cinco portas de alta performance não possui antecessores, nem um concorrente direto”, explica Michael-Julius Renz, diretor executivo da Audi Sport GmbH. “O novo modelo levará os genes RS para a estrada.”

O design externo do novo RS 5 Sportaback combina curvas agitadas e superfícies tensas e atléticas. A distância entre-eixos maior, balanços mais curtos e capô alongado com um domo que envolve o motor são características que enfatizam o dinamismo do modelo. A característica forma ondulada da poderosa linha de ombros é um destaque visual do cupê de alto desempenho. Quando visto em um ângulo traseiro, as laterais do modelo se mostram particularmente impressionantes. As caixas de rodas com fortes protuberâncias foram aumentadas em 15 milímetros.

Na dianteira, o RS 5 Sportback traz a grade Singleframe ampla, entradas de ar com grade estilo colmeia, típica dos RS, e spoiler dianteiro de alumínio fosco com o logotipo quattro. O veículo também apresenta elementos de design adicionais na cor preto brilhante, fazendo com a dianteira pareça ainda mais ampla. Um difusor específico da linha esportiva, sistema de escapamento RS com saídas ovais e spoiler fixo oferecem esportividade extrema à traseira. O RS 5 Sportback vem com rodas de 19” de série, mas pode receber rodas aro 20 opcionais. O modelo pode ainda ser personalizado com os pacotes ópticos Gloss Black, Carbon e Matte Aluminium.

O motor 2.9 TFSI V6 oferece performance e eficiência, rendendo até 444 cv. Seu torque máximo de 600 Nm é disponibilizado em uma ampla faixa de giros entre 1.900 rpm a 5.000 rpm. Dessa forma, o RS 5 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e pode chegar a uma velocidade máxima de 280 km/h. Os dois turbocompressores do V6 geram até 1,5 bar de pressão de carga. Como acontece com todos os novos motores V6 e V8 da marca, os turbocompressores são montados em um ângulo de 90º em relação aos bancos de cilindros, o que significa que o lado de escape dos cabeçotes está para dentro e o lado de entrada está do lado de fora. Esse layout permite um design compacto e percursos de combustível mais curtos, com perda mínima de vazão – o motor 2.9 TFSI reage de forma extremamente espontânea aos movimentos do acelerador. O processo de combustão do ciclo B com injeção direta central contribui para a eficiência geral.

A potência do 2.9 TFSI é transferida para o sistema de tração integral permanente quattro com diferencial central por meio de uma transmissão tiptronic de oito velocidades com tempos de trocas otimizadas, ajustadas especialmente para a direção esportiva. A potência é distribuída assimetricamente entre os eixos na proporção 40:60 – isso garante uma dirigibilidade dinâmica com tração otimizada ao lado da maior segurança possível. Quando ocorre derrapagem em um eixo, a maior parte da potência flui imediatamente para o outro eixo – até 85% para a dianteira e até 70% para a traseira. Esse efeito permite uma distribuição de torque claramente definida e uma cooperação precisa com os sistemas de controle. O diferencial esportivo opcional desloca seletivamente o torque entre as rodas traseiras.

A suspensão five-link nos eixos dianteiro e traseiro permite um conforto substancialmente melhorado, mesmo nos modos