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Audi e-tron Sportback concept
Carregado de emoção

O Audi e-tron Sportback representa um importante marco para a Audi no que diz respeito à mobilidade elétrica. Um carro versátil, com muita potência e aparência de cupê, adequado para o uso diário. Apresentado no Salão do Automóvel de Xangai, ele é equipado com motor de 320 kW e combina elementos clássicos da marca a uma série de detalhes que são tendência: arquitetura eletrizante, adaptada para a tecnologia em um pacote elétrico.

Conheça todos os detalhes

Interior

No seu interior de cor clara, o conceito e-tron Sportback oferece uma mistura de claridade funcional e redução de controles como princípio. Telas expansíveis sensíveis ao toque abaixo do display central, no console central e nos acabamentos das portas fornecem informações e interagem com os sistemas a bordo. Superfícies horizontais no painel e o console central que aparenta estar flutuando transmitem uma sensação de perspectivas abertas para os ocupantes dos quatro assentos individuais.

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Luzes

A tecnologia de iluminação do carro-conceito é uma inovação visível tanto de dia quanto de noite. Unidades de LEDs Matrix controladas digitalmente na dianteira e na traseira produzem um excelente rendimento de iluminação. Projetores Matrix digitais minúsculos produzem literalmente suas marcas na estrada à frente, tornado as luzes em canais de comunicação dinâmicos e versáteis com o ambiente. Abaixo das luzes de condução diurnas, à esquerda e à direita da grade Singleframe, existem dois campos de luz compreendendo cerca de 250 LEDs. Eles oferecem uma vasta gama de possibilidades para criar gráficos detalhados ou sinais de comunicação específicos, mesmo com o carro em movimento.

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Potência

Para seu trem de força, o e-tron Sportback usa a configuração que também será adotado no futuro modelo de produção: um motor elétrico no eixo dianteiro e dois no traseiro enviam potência às quatro rodas, transformando o cupê de alta performance em um estilo quattro típico da Audi. Seus 320 kW de potência – que pode chegar a 370 kW no modo boost – oferecem um nível adequado de propulsão, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em apenas 4,5 segundos. Com a bateria de 95 kW/h carregada, sua autonomia ultrapassa os 500 km.

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Carroceria

A dianteira do veículo traz a familiar grade octagonal Singleframe com um largo corte horiontal – a consideravelmente reduzida quantidade de ar requerida pelo motor elétrico significa que a grande abertura pode ser dispensada aqui. A superfície escultural pintada na cor da carroceria tem um padrão estruturado que sustenta o logo dos quatro anéis – assim como a clássica grade Singleframe.

As bordas da superfície central são puxadas para trás, permitindo que o ar flua por cima. As entradas de ar são encaixadas em uma moldura preta octogonal que estrutura quase toda a dianteira. O capô descendente, as saias dianteiras e os arcos das rodas se combinam às luzes para dar ao carro uma face inconfundível.

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Design

Os designers da Audi também adotaram uma nova aderência para o fluxo de ar através do capô. Acima da seção frontal, que mergulha profundamente na dianteira, uma ponte paralela ao nariz conecta dois arcos de rodas e também funciona como defletor de ar. Isso dá à dianteira uma característica muito mais dinâmica do que a estrutura robusta projetada de um carro com motor a combustão instalado na frente.

Nas laterais do carro conceito, os arcos das rodas se estendem para fora da cabine com bordas de cima apontadas para a horizontal, definindo a distinta arquitetura quattro. Além de oferecer evidências visuais de uma bitola larga e potencial dinâmico, elas também ligam o e-tron Sportback ao DNA da marca. Grandes rodas de 23 polegadas com desenho de seis raios destacam a presença confiante do cupê. O comprimento de 4,90 metros, largura de 1,98 m e altura de 1,53 m, com entre-eixos de 2,93 m posicionam o e-tron Sportback no segmento C, próximo ao A7.

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Equipamentos

Pequenas câmeras substituem os retrovisores externos. Essa tecnologia oferece outras vantagens além de melhorar o fluxo de ar e reduzir o ruído. O ponto cego do retrovisor físico é virtualmente eliminado, assim como a obstrução de visão diagonal. As imagens da câmera são mostradas em displays separados nas portas.

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